Fundação Bienal de São Paulo realiza terceiro encontro do programa Pavilhão aberto 2022

Fundação Bienal de São Paulo realiza terceiro encontro do programa Pavilhão aberto 2022  - Imagem 1 de 1
Foto © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Sábado, dia 16 de julho, a partir das 10h, a Fundação Bienal de São Paulo realiza o terceiro encontro do programa Pavilhão aberto 2022, que tem como objetivo abrir o histórico Pavilhão Ciccillo Matarazzo, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e localizado dentro do Parque Ibirapuera, para livre circulação do público, além de oferecer uma programação gratuita, com oficina de dança, atividade para crianças, visita guiada e conversa aberta.

Com o título de Ações para uma cidade compartilhada, o destaque do evento é a conversa com o padre Julio Lancellotti e a artista visual Carmela Gross às 16h, que irão falar sobre como os equipamentos públicos – patrimonializados ou não – dialogam com a ideia de uso coletivo do espaço e determinam a maneira como as pessoas se relacionam com a cidade.

A programação inclui, ainda, uma série de outras atividades: às 11h, acontece uma visita mediada ao Pavilhão com a equipe da Bienal e, às 13h, uma Oficina livre de dança free step na marquise do MAM SP. Às 13h30, é realizada uma programação especial para as crianças: a contação de histórias Fazendo retratos para serem lembrados no futuro, com Markito Alonso e Rodrigo Taguchi. Todas as atividades são gratuitas (veja detalhes e inscrições em serviço). 

Além das atividades com inscrições gratuitas, o Pavilhão estará aberto o dia inteiro, das 10h às 18h, para visitação livre (última entrada às 17h30). QR Codes foram distribuídos pelas colunas do local para que as pessoas possam acessar informações históricas e curiosidades, enquanto passeiam pelo prédio. A equipe da Fundação Bienal também elaborou uma playlist no Spotify com músicas que dialogam com o tema do dia, que pode ser acessada aqui.

Sobre o Pavilhão aberto 2022

A segunda edição do programa Pavilhão aberto acontece de maio a outubro e é composta por conversas com convidados de perfis diversos (os nomes envolvem desde o professor de arquitetura Guilherme Wisnik até o Padre Julio Lancellotti), oficinas para crianças, visitas mediadas ao Pavilhão e conteúdos digitais complementares. 

Este ano, o programa trata de questões relacionadas à preservação, modernização e usos contemporâneos do patrimônio histórico e arquitetônico do Pavilhão. Serão cinco encontros divididos em dois programas com enfoques complementares. O primeiro, que acontece de maio a julho, parte do Pavilhão da Bienal para abordar conflitos contemporâneos. O segundo, que acontece em setembro outubro, busca discutir como o espaço determina experiências estéticas e sociais, e como artistas contribuem para  imaginar diferentes usos para ele. 

A primeira edição do Pavilhão aberto aconteceu entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, e reuniu ações com os arquitetos Álvaro Razuk, Anna Helena Villela, Lúcio Gomes Machado e o curador Rodrigo Queiroz. 

Playlist Pavilhão aberto 

Para o Encontro 3 do Pavilhão aberto 2022, a equipe da Fundação Bienal preparou uma seleção de músicas que têm relação com o tema do dia e outras curiosidades. Saiba mais sobre cada faixa e ouça: clique aqui!

Serviço – Programa Pavilhão aberto 2022

Encontro 3: Ações para uma cidade compartilhada
16 de julho de 2022, sábado 

11h: Visita mediada ao Pavilhão com a equipe da Bienal
Informações e inscrições gratuitas aqui

13h – 15h: Oficina livre de dança free step 
Ponto de encontro: marquise do MAM SP. Não é necessário fazer inscrição.

13h30 – 15h30: Programação para crianças
Contação de histórias Fazendo retratos para serem lembrados no futuro, com Markito Alonso e Rodrigo Taguchi. Por meio de sons, traços e do corpo, as crianças e seus adultos são convidados a explorarem suas histórias e suas possibilidades, criando novas versões para fatos esquecidos e imaginários. 

Não é necessário fazer inscrição. Ponto de encontro: térreo, entrada da escadaria. O encontro terá meia hora de duração e será realizado quatro vezes durante o dia. Não é necessário fazer inscrição.

16h: Conversa com o padre Julio Lancellotti e a artista Carmela Gross sobre como os equipamentos públicos – patrimonializados ou não – dialogam com a ideia de uso coletivo do espaço e determinam a maneira como as pessoas se relacionam com a cidade? Informações e inscrições gratuitas aqui.

10h às 18h: Circulação livre pelo Pavilhão: Não é necessário fazer inscrição. Última entrada às 17h30.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Fundação Bienal de São Paulo realiza terceiro encontro do programa Pavilhão aberto 2022 " 13 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985325/fundacao-bienal-de-sao-paulo-realiza-terceiro-encontro-do-programa-pavilhao-aberto-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.